quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ilusão de ótica? Nem tudo é o que parece.

Ilusão de ótica é uma produção visual errônea da nossa memória de imagens criando outra realidade. Essa percepção errônea da realidade pode se dar por efeito de cor, textura e distancia. Um exemplo disso é o céu, que por estar muito longe nos parece azul, quando na verdade é o efeito de uma mistura de gases. Nosso cérebro demora a perceber essa ilusão ou é incapaz de faze-lo!
Se a ilusão de ótica transforma ambientes, cenários e  paisagens, por que não uma silhueta?
Pensando nisso, reuni algumas dicas que independente do estilo, harmonizam a silhueta, basta que respeite seu tipo físico.

Endomorfo: tem a estrutura óssea larga e corpo avantajado. Se você tem esse tipo físico e deseja reduzir medidas, tenho algumas sugestões que poderão te orientar na escolha de um look.
  • Prefira tons escuros, que dão a ilusão de medidas menores.
  • Se não curte muito os tons escuros, opte por detalhes, em tons escuros, como na figura abaixo.

”roupas

    ”dicas
  • Looks monocromaticos alongam a silhueta, mas se for optar por uma estampa, prefira as que tenham figuras pequenas e de cores fortes. 
  • Listas caem melhor no sentido vertical.
  • Estampas de animal geralmente engordam a silhueta, mas podem ser usadas em detalhes como gola, punho.
  • Prefira os longos sempre que puder, mas evite longos com barra de outra cor, porque achata a silhueta.
  • Se for deixar pernas à mostra, sapatos cor da pele causará a impressão de pernas mais longas. Se usar meia-calça, o ideal é que os sapatos sejam da mesma cor da meia.

”truques

  • Evite usar cor clara e escura no mesmo look, separando a parte superior do corpo da parte inferior, porque corta e achata a silhueta.
  • Se a intenção é reduzir, prefira looks slim. Nesse caso evite babados, franzidos, drapeados e tudo que dá volume. 
Ectomorfo: é o tipo físico magro, tudo cabe bem mas nem tudo lhe cai tão bem. O ectomorfo geralmente busca looks que lhe dão formas mais arredondadas, e nesse caso é bom observar alguns detalhes na composição do look.
  • Prefira modelos acinturados.
  • Saia tipo gode, evasê e ate com franzido da cintura podem ser usadas desde que se deseja aumentar as dimensões dos quadris.
  • Use spencer, boleros e blazers com ombros estruturados para aumentar a diferença de medida dessa região em relacao a cintura.
  • Saias e calças com com bolso cargo, bolso faca, pregas ou drapeados dão ilusão de quadris maiores.
  • Peças sobrepostas podem ser usadas a vontade.
  • Saias balonê, short e calça saruel foram feitos pra você.

  • Os tons claros e alegres são os mais indicados.
  • Os estampados com figuras grandes, xadrez e listas estão liberados.



Mesomorfo: geralmente tem curvas bem definidas. Quem tem esse biotipo precisa prestar atenção a parte do corpo que quer aumentar ou diminuir e então seguir as sugestões acima.


Espero que essas sugestões sejam úteis, aproveite pra fazer uma limpeza geral no seu guarda-roupa, retire todas as peças que não te cai bem e doe. Tente montar looks com as que sobraram e anote as peças que faltam, isso vai te orientar nas proximas compras.

Se alguem tem mais sugestões, comente. Seu comentário é muito importante.
Boas compras!



























sábado, 23 de novembro de 2013

Tipo fisico: qual é o seu?

 No Brasil a sensualidade é um fator cultural, geralmente esta associada a roupas muito justas, transparentes e curtas. Uma ideia equivocada de evidenciar essa sensualidade...Você pode ser sensual sem perder a elegância,  e isso não tem nada a ver com ser magro (a)!

Para que a roupa tenha um bom caimento e preciso harmonizar a silhueta, buscar o equilíbrio entre o conteúdo e a forma. Isso só e possível quando se respeita o tipo físico
Você sabe qual é seu tipo físico?

Há basicamente 3 tipos físicos: ectomorfo, mesoformo e endomorfo.

Ectomorfo: é o individuo esteticamente magro, leve, de aparência frágil e difícil de ganhar peso.

Gisele Bundchen e Michael Jackson são bons exemplos desse tipo físico.

 
        
      

Mesomorfo: corpo atlético, visivelmente musculoso, boa estrutura óssea e acumulam mais gordura que o ectomorfo.
Vim Diesel e Beyoncé representam bem o tipo mesomorfo.




Endomorfo: possui formas arredondadas, estrutura óssea larga e forte, fácil de ganhar peso.
Jack Black e Kirstie Alley são bons exemplos de endomorfos.


A maioria das pessoas combinam pelo menos 2 tipos físicos mas há sempre um que predomina, aquele com o qual você mais se identifica. 
Seja qual for seu tipo físico, o importante agora é ele ser um aliado da sua sensualidade!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Roupas coloridas: símbolo de riqueza.

Há quem considere de mau gosto o uso de roupas de cores fortes e vibrantes. Eu penso que somente em duas ocasiões se deve restringir o look a cores neutras: em entrevista de emprego e em velórios, pra não desviar a atenção ao defunto para você.  


Em vários lugares do mundo como na Índia e  na África as roupas coloridas são muito aceitas e houve épocas em que eram privilégio de poucos, isso porque os corantes eram de difícil  obtenção.   

O imperador Bizantino Justiniano I ornado
de purpura de Tiro, representado num
mosaico do século VI na Basílica de São Vital.

A cor púrpura mencionada na Bíblia (Juízes 8:26) é um dos corantes mais antigos do mundo era também o mais caro de todos os corantes antigos, tanto que tornou-se símbolo de riqueza e da realeza, em alguns lugares como Roma, só o Imperador poderia usá-lo.

Com o advento dos corantes sintéticos, as roupas coloridas se popularizaram, mas para a maioria da população brasileira  o uso de roupas coloridas ainda está atrelado ao fator financeiro, afinal, quem nunca optou  por comprar um tom neutro ao de cor vibrante, porque teria que usar aquela roupa mais vezes do que gostaria?



O uso de  roupas coloridas aqui no Brasil é muito restrito. No máximo se usa uma combinação de tom sobre tom.  Estranho... porque descontando o fator financeiro e considerando que a maioria da população é descendente de africanos, deveríamos ter herdado deles o gosto pelas cores.

Tenho atendido vários clientes, mas o momento mais tenso é a escolha das cores, as mulheres tem medo de parecerem ridículas e os homens tem medo  de ferir a masculinidade! O Brasil deveria ser o melhor lugar do mundo pra ousar em cores, somos tão diferentes uns dos outros, somos frutos da mistura de vários povos. Porque temos que nos vestir iguais? Já pensou nisso?
 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Tutorial: como tirar medidas perfeitas

A confecção de roupas sob medida hoje pode ser considerada um luxo a parte, isso porque costureiras estão cada vez mais raras e por isso mais caras. Muitos dizem que isso está fora de moda, mas pra quem já sentiu o gostinho de ter uma roupa feita com exclusividade, sabe que o luxo vale a pena.


Algumas pessoas no entanto encontram dificuldades em realizar as provas que uma roupa sob medida exige e acabam comprando em lojas virtuais que oferecem ao cliente a opção de confeccionar pecas sob medida.Mas muitas pessoas erram na tirada de medidas e o resultado... não vale a pena lembrar.


Pensando nesse seleto grupo que também não abre mão da praticidade da vida moderna, deixo aqui uma orientação sobre como tirar as próprias medidas.


Para tirar as medidas você precisa estar relaxada. Nem pense em encolher a barriga, ao invés disso melhor usar cinta modeladora.  Sutiã com bojo, calcinhas com enchimento, nada contra, se isso te faz se sentir melhor. Mas nesse caso, coloque tudo que você queira usar e só então tire as medidas. Lembre-se que esses recursos alteram muito as medidas.

1. Ombro: posicione a fita métrica a partir do inicio do pescoço até altura da cava.

2. Cava: passe a fita métrica por baixo das axilas e feche em cima dos ombros, sem apertar.


3.  Altura da cintura: posicione a fita no inicio do pescoço como mostra a figura ate a linha da cintura.

4. Altura do decote: posicione a fita como na figura e desça ate a altura desejada.

5. Altura do mamilo: posicione a fita no inicio do pescoço e desça ate o mamilo.

6. Cincunferencia do pescoço: passe a fita em torno do pescoço. A medida não pode ficar justa nem folgada.

7. Ombro a ombro: posicione a fita em torno dos ombros como mostra a figura. Essa medida deve ser justa.

8. Circunferencia acima do busto: passe a fita em torno do corpo bem abaixo das axilas. 

9. Circunferencia do braco: passe a fita em torno do braco na parte mais saliente sem apertar.


10.  Circunferência do busto: passe a fita em torno do corpo sobre a parte mais saliente das mamas, ou seja bem em cima dos mamilos, sem apertar e sem folgas.

11.  Circunferência abaixo do busto: passe a fita em torno do corpo na altura do estomago sem apertar.

12. Circunferencia da cintura: passe a fita em torno do corpo geralmente 3 a 4 centímetros acima do umbigo, sem apertar.

13. Circunferencia do culote: entre a cintura e o quadril, passe a fita sobre a parte mais saliente, sem apertar.

14. Circunferencia do punho: passe a fita em torno do punho e deslize ate a parte mais saliente da mão, se o modelo da roupa em questão não tiver abertura no punho. Punho com abertura a medida não pode ser justa. 

15. Circunferencia do quadril: passe a fita em torno do corpo sobre a parte mais saliente do bumbum, a fita deve deslizar suavemente pra cima e para baixo nessa região. Isso porque algumas mulheres tem cochas mais avantajadas e a medida pode superar a do quadril.

As seguintes medidas são necessárias mesmo que o comprimento desejado seja diferente. Se você tiver o bumbum ou o ventre muito saliente, essas medidas impedem que a parte da frente ou das costas da saia fique mais curta.
Para essas medidas vai precisar de ajuda. 
Vestidos longos com saltos altos: calce os sapatos e tire as medidas. 

16. Comprimento lateral da saia ate o chão: com o corpo ereto e os pés juntos, posicione a fita da cintura ao chão.

17. Comprimento frente da saia: posicione a fita na linha da cintura ate o chão. Faca o mesmo na parte costas para achar o Comprimento Costas da Saia.

18. Altura do culote: posicione a fita na linha da cintura ate a parte mais saliente entre quadril e cintura.


19. Altura do quadril: a partir da cintura ate a região mais saliente do quadril.

Os itens 20 e 21 deixo para o próximo tutorial.




sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Estilo: pessoal e intransferivel

Falar sobre moda é um grande desafio, primeiro porque o termo é muito abrangente e pode estar associado tanto ao vestuário como a arquitetura, a decoração, a música,  a linguagem, etc. Segundo porque moda mexe com alguns dos valores mais importantes do ser humano: autoestima, aceitação, diferenciação, etc.

A palavra moda vem do latim, modus, que quer dizer, maneira. Da mesma forma, a palavra estilo, vem do latim stilus, e curiosamente o significado parece ser o mesmo, modo de fazer.

 Se estilo é um conjunto de características semelhantes que se apresentam de forma constante e trazem a marca de um autor, de uma cultura ou de uma época, posso dizer que, em relação ao vestuário, estilo é  uma forma peculiar de se vestir.

 Estilo é como uma digital, pessoal e intransferível. Vem de dentro pra fora sendo preciso tempo, coragem e um longo mergulho em si mesmo para encontra-lo.


Fotografei essa garota em Harajuku-Toquio, note que ela usa legging por baixo de uma longa saia. Esse look nao e aceito pela maioria das pessoas aqui no Brasil, nem pela maioria dos profissionais de moda. Mas esse é o estilo dela, portanto, inquestionável.
 A moda e temporal, efêmera e ditadora.  Deve ser entendida apenas como uma referencia pois
 tem dicas valiosas que operam verdadeiros milagres em nosso visual se usadas a nosso favor.

A grande questão não é estar na moda mas ser fiel a si mesmo e sentir-se bem dentro dos panos!


  E você, o que pensa sobre o assunto?