O motivo que levou o ser humano a vestir-se, inicialmente foi a necessidade de proteção térmica, mas vivendo em comunidade não demorou muito para que o individuo sentisse a necessidade de distinguir-se dos demais ao mesmo tempo que era necessário seguir as regras do grupo a qual pertencia, até para poder ser aceito por ele. Hoje o que leva o ser humano a vestir-se vai além da proteção térmica, da distinção e do pudor, a estética, o status, a necessidade física de atração também... porque não e difícil ler as entrelinhas de uma blusa transparente não e mesmo?
O vestuário moderno chega ser intrigante e acabo me perguntando o que pode levar o povo japonês a vestir-se com tanta ousadia, e só encontrei uma resposta plausível: talvez a grande semelhança física resultasse numa grande necessidade de diferenciar-se dos demais...
Passeando em Harajuku um bairro de Tóquio, que desde a década de 90 se tornou um ponto de encontro de jovens e artistas fiquei surpresa com o que encontrei , e quero compartilhar os estilos mais inusitados.
Passeando em Harajuku um bairro de Tóquio, que desde a década de 90 se tornou um ponto de encontro de jovens e artistas fiquei surpresa com o que encontrei , e quero compartilhar os estilos mais inusitados.
Estilo Decora
Meninas posam pra foto em Harajuku-Tóquio |
Jovens no estilo Decora fotografadas em Harajuku |
O nome Decora faz jus a palavra que lhe deu origem Decoration, porque o conceito desse estilo e customizar o look como quem decora um ambiente pra festa!
Presilhas, ursinhos de pelúcia, meias coloridas, estampas de frutas e bichinhos, tudo em excesso mas o resultado final é incrivelmente fofo! E aí, alguém se atreve?
Estilo Lolita
É impossível falar desse estilo sem fazer uma breve menção a Era Vitoriana, período de reinado da Rainha Vitoria no Reino Unido. Nessa época houve um grande desenvolvimento industrial, sobretudo da indústria têxtil e junto com a indústria do vestuário somava 40% da mão-de-obra industrial, com tanto crescimento nessa área talvez isso explique a fartura de tecidos usados em trajes da aristocracia e das classes mais abastadas.
Os valores da época vitoriana são considerados puritanos devido ao moralismo extremo. Dentro do estilo Lolita há vários sub estilos mas com alguma exceção, todos evidenciam essa preocupação em parecer ingênua, quase infantil.
Traje do período vitoriano. |
Notem a semelhança de um vestido usado na era vitoriana e os vestidos usados pelas garotas em Tóquio: os babados, as saias volumosas, decotes discretos e a inquestionável elegância.