terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Trajes típicos na moda.

Hanbok é o traje típico da Coréia
Os trajes típicos, também conhecidos como  trajes nacionais são uma forma de expressar a identidade de uma nação através das roupas. Podem indicar  a região geográfica como as túnicas e turbantes usadas hoje em países árabes que proporcionam um conforto térmico e ajudam a suportar os dias quentes e as  baixas temperaturas da noite no deserto. 
Hanbok masculino
Hanbok é o traje típico coreano, criado para promover o conforto térmico e  facilitar atividades nômades e de caça. O corforto físico proporcionado pelo hanbok, era muito apreciado pelos cavaleiros.


Os trajes típicos também sinalizam informações sobre hábitos e costumes locais, mas também podem indicar posição social, situação conjugal e ainda o grupo religioso. 
Em países Islâmicos, homens e mulheres não podem expor partes do corpo consideradas íntimas - no caso das mulheres, o corpo inteiro com exceção das mãos e rosto e no caso dos homens, a parte entre o umbigo e os joelhos - as vestimentas seguem algumas regras: não podem ser transparentes nem ajustadas a ponto de delinear o corpo.
Mulher de burqa e homem de tarbash e túnica: trajes
típicos do Afeganistão.
Em países onde a religião majoritária não é o islamismo, como no Brasil, o traje muçulmano chega a ser considerado  um símbolo de opressão e machismo desmedido. Mas a finalidade do traje muçulmano é evitar o assédio sexual, amenizar as pressões naturais do desejo sexual entre os integrantes da comunidade muçulmana. Em relação ao traje feminino, além dos motivos mencionados,  tem a finalidade de valorizar as mulheres  pelas suas qualidades morais e intelectuais e não pelas qualidades físicas que se vão com o tempo;  proteger a mulher da vaidade excessiva e desmedida e promover a consideração pelas outras mulheres que não possuem grandes atributos físicos ou que perdeu parte desses atributos com a idade.
Muitos trajes típicos passaram a ser usados apenas em ocasiões especiais como é o caso do Kilt e do Kimono este último é a roupa tradicional japonesa, que após a Segunda Guerra Mundial foi substituído pelas roupas ocidentais em todas as camadas sociais. 
O kilt é uma espécie de saia até os joelhos, pregueada na parte de trás e dizem as más línguas é usado sem qualquer outra peça por baixo, ou seja sem calça, ceroulas ou cuecas! Esse  traje era típico dos homens da montanhas escocesas no sec. XVI. Atualmente, além da Escócia países como Irlanda e Inglaterra adotaram o kilt, mas só é usado ocasiões especiais.
Homens de Kilt

Hoje os trajes típicos são de grande utilidade para profissionais de moda, porque servem de inspiração para a criação de coleções e também para a criação de uniformes para funcionários de hotéis, companhias aéreas e restaurantes especializados em comidas típicas desses países.
 
 






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios com palavras chulas e ofensas pessoais nao serao publicados.